Por: Vitória Purcena
A exposição reúne 30 fotografias do acervo de Amyr Klink e destacam o uso racional da água em algumas das suas mais de 40 expedições oceânicas. Além de poder apreciar as imagens os visitantes podem ver de perto o barco original I.A.T., usado por Klink na travessia Atlântico Sul a remo.
Todo material exposto é montado em base sustentável afim de estimular a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.
A exposição é aberta ao público e fica no Shopping Buriti Rio Verde até a próxima sexta (04/03).
Saiba Mais
O projeto
Março é o mês em que se comemora o dia mundial da água e Rio Verde recebe algumas ações voltadas para a conscientização de consumo. O instituto International Paper, em parceria com a secretaria de Educação da cidade, traz o projeto "Guardiões da Água" com ações voltadas à melhor utilização da água.
As ações tiveram início no dia 26 de fevereiro com a palestra “Linha D’Água” apresentada pelo autor do livro e uma exposição fotográfica aberta ao público. Em março peças teatrais sobre o meio ambiente serão apresentadas em um teatro inflável com formato de planeta Terra e capacidade de 400 pessoas por sessão. Além disso, um concurso voltado aos alunos, professores e diretores das escolas estaduais e municipais de Rio Verde será aberto, o intuito é selecionar projetos que melhorem a utilização e solucione problemas com a água.
O autor
Amyr Klink é economista e administrador, mas em 1984 resolveu mudar o rumo de sua vida e partiu em uma travessia solitária do Atlântico Sul em um barco a remo. A viagem durou 100 dias e para não sofrer com a desidratação Klink teve que planejar todos seus recursos vitais. Chegou à Bahia em perfeito estado físico e com a sobra de 1 litro de água, dos 275 que havia levado.
Em 1989, começou uma invernagem solitária, deixando a península Antártica navegando 27 mil milhas e retornar ao Brasil após 642 dias de partida. Em 1998, com o veleiro paratii completou a primeira circum-navegação do continente gelado. Em 2005, com o veleiro paratii2 circum-navegou a Antártica novamente, mas desta vez com tripulação e sem escalas.
Amyr Klink é autor dos livros “Cem dias entre o céu e o mar”, “Paratii entre dois polos”, “As janelas do Paratii”, “Mar sem fim” e “Linha D’Água”.