Por Sarah Rocha
O município de Santa Helena foi escolhido para implantação da
plataforma multimodal (porto seco). A obra foi viabilizada pela construção do
trecho da ferrovia Norte-Sul que passará na região. A construção do porto seco
foi anunciada na gestão do ex-governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PSB),
entre 2007 e 2010. Ele será implantado há 5 km do perímetro urbano e trará
impactos positivos. A estimativa de oferta de postos de trabalho é de
aproximadamente 3.500, desde o simples servente, auxiliar de serviços gerais
até aos cargos mais graduados.
Mas em recente discussão nas redes sociais, um grupo de
moradores da região questionou a vinda do empreendimento para a cidade, visto
que outras regiões desejam usufruir dele. O pátio multimodal traz inúmeros
benefícios, como por exemplo, novas indústrias, o aumento na arrecadação de
impostos, novos postos de emprego e diferentes
ofertas de serviços de infraestrutura, além de melhoras em saúde e
educação para a população local.
O estudante de Engenharia Mecânica, Gustavo Caetano, 21, que
levantou o debate nas redes sociais e movimentou a opinião pública no município
sobre o local físico da plataforma, ressalta que o local onde será construído o
pátio é um fator importante a ser observado. Como morador da região, ele
acredita que o comércio será o mais afetado, dependendo da localidade
escolhida, e que se políticos não atentarem para o projeto, cidades vizinhas se
beneficiarão mais com a obra do que Santa Helena. “Empresários me disseram que
investiram muito na empresa e que agora não sentem a mesma estabilidade como no
inicio. Não sabem se o retorno será satisfatório. É preciso saber o que está
acontecendo e mostrar as respostas à população”, questionou.
Rio Verde x Santa Helena
Em 2012, foi realizada uma audiência pública por políticos e
empresários santa-helenenses que se sentiram ameaçados pela possibilidade de a
construção do porto seco não se realizar. Isso ocorreu depois que a Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a construção de uma
plataforma multimodal e um aeroporto de cargas em Rio Verde, que é considerado
cidade-polo do sudoeste goiano.
Na reunião, os manifestantes acabaram descobrindo que a obra
em Rio Verde será realizada pela iniciativa privada, enquanto em Santa Helena
ela será feita pelo governo federal, por meio da empresa Valec Engenharia,
vinculada ao Ministério dos Transportes.
Para o corretor de imóveis, José Siekierski, o local a ser
escolhido para a plataforma não será fator negativo para a região. Ele afirma
ainda que não acredita na construção de um pátio semelhante em Rio Verde. “Em
qualquer lugar que for instalado o pátio, não será problema para os
empresários, a plataforma não beneficiará somente Santa Helena e, sim, todo o
sudoeste goiano. “Hoje é inviável erguer outra estrutura semelhante. A iniciativa
privada não iria se arriscar tanto”.
Empresário também no ramo de hotelaria, José Siekierski
garante que só a passagem da ferrovia norte-sul na região já gerou uma
movimentação diferenciada. “A procura por serviços aqui no meu hotel aumentou
cerca de 30 a 40 %”, afirma.
O que é um Porto Seco?
É um terminal intermodal terrestre, alfandegado de uso
público, destinado à armazenagem e à movimentação de mercadorias importadas, ou
destinadas à exportação. O espaço é utilizado como facilitador das operações de
comércio exterior. É diretamente ligado por estrada, via férrea e até aérea.
Porto Seco Centro-Oeste, localizado no Distrito Agroindustial de Anápolis (Daia)