Foto: Reprodução
Muitos dizem que é de cobra, onça, animais grandes e ferozes. Mas passando com o meu controle-remoto mudando de telejornal para telejornal me dei conta que o assunto não era outro: "dengue, chikungunya, ZIKA!!!".
Da forma que eles retratam as doenças parecem até que são transmitidas por animais peçonhentos, estranhos e de causar nojo, mas o que realmente são parecem ser inofensivos, os "pernilongos".
Pernilongo, muriçoca, esses nomes são dados aos pequenos mosquitos até se tornarem transmissores da dengue e das novas doenças. E foi cientificamente comprovado que ele, mesmo sendo tão pequeno, pode deixar as mulheres grávidas contaminadas e os bebês nascerem com microcefalia, o não crescimento do cérebro, e para as demais pessoas febres, dores e até levar a morte se não ficar de repouso, é melhor ficar atento com o zumm... zumm... zumm... a partir de agora.
Os meios de comunicação estão cansados de falar no período das chuvas sobre os cuidados com o mosquito da dengue, porque basta um cantinho e um pouco de água parada para ele se reproduzir. Mas e porque não tirar a água dos pneus? Não lavar as calhas de casa? Não tampar as caixas d'água? E porque NÃO ficar sem esse tanto de doenças transmitidas por uma muriçoca? O ser humano deve estar querendo ser derrubado por um pernilongo mesmo!
Por Wilker Nunes