sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falta sinalização nas ruas de Caçu

Em muitos pontos da cidade de Caçu (GO), falta sinalização nas ruas, principalmente em locais estratégicos como escolas, esquinas e trevos. Nas ruas da cidade as pinturas de advertência no chão, com a palavra “PARE” estão quase invisíveis. O que aumenta os riscos de acidentes.

Manoel Alves da Costa, morador da cidade, afirma que sofreu um acidente em uma rotatória: “Quando eu vi a placa de “Pare” já era tarde, era pequena demais, quase invisível. Se tivesse uma boa sinalização, com certeza poderia ter sido evitado o acidente”, desabafa. De acordo com Manuel, a Prefeitura não o auxiliou em nada, nem com acompanhamento médico.

Segundo um advogado da cidade (que não quis se identificar), nesse caso a Prefeitura precisa auxiliar. “É dever da Prefeitura manter a cidade em boas condições. Se o Poder Público errou, a vítima pode sim, recorrer a um pedido de indenização. Por lei, é obrigatório pagar”, explica.


Manoel Vicente já foi testemunha de vários acidentes. Ele afirma que falta sinalização na cidade: “Em Caçu falta quase toda a sinalização, os visitantes ficam perdidos, as sinalizações no chão das esquinas estão em sua maioria apagadas; muitos não sabem qual é a rua principal, nem a transversal, correndo o risco de se envolverem em acidentes”, contou.

Rotatória: um dos pontos mais perigosos da cidade

Vicente acrescenta que já cobrou providências quanto às demarcações para se evitar os acidentes,através da instalação de quebra-molas e tartarugas: “Há uma rua, perto de um lago, que o pessoal não respeita, a pista está muito boa, então os motoristas aproveitam e descem em alta velocidade desrespeitando assim os limites de velocidade”, declarou.

O capitão da Polícia Militar, Airton Vieira da Silva afirma que, em Caçu foram registrados 26 acidentes no início deste ano. Em 2010 foram 109 acidentes, com duas vítimas fatais.

O capitão aconselha que para evitar que ocorram novos acidentes na cidade, os motoristas precisam respeitar a sinalização e prestar mais atenção “Na maioria das vezes os acidentes envolvem motocicletas, por desrespeito a sinalização, principalmente nas esquinas da cidade. Se observássemos melhor as esquinas, com certeza teríamos poucas mortes no trânsito”, ressalta.


O secretário de administração da Prefeitura Municipal de Caçu destaca que o Estado precisa fazer sua parte, mas os motoristas também. “Ambos precisam andar juntos, o motorista tem que ser prudente e obedecer a sinalização. Boa parte dos acidentes que ocorrem é devido a imprudência dos motoristas. Eles sabem que é um perímetro urbano e que possivelmente tem algo imprevisível pela frente. 

Em frente ao colégio Estadual Dom Pedro II, o “Pare” está apagado

Marllos conclui dizendo que existe sinalização nas ruas em frente às escolas. E que a manutenção da sinalização em diversas partes da cidade será feita até julho de 2011. Ele adianta que estão procurando uma arquiteta urbanista para estudar uma mudança na Avenida Idelfonso Carneiro, a fim de transformá-la em uma única via, pelo menos em alguns pontos. “É um projeto que demanda recursos, pretendemos ainda fazer uma ampliação nas calçadas da rua. Temos um problema em Caçu e que não é fácil de ser solucionado, pensamos em retirar as cadeiras nas calçadas, pois constantemente recebemos ofícios do Ministério Público para tomar uma providência nesse sentido”, finalizou.

Por Eline Cruz

COMENTE

 
Designed by Templateism.com