Para tanto, o vereador entrou com projeto de lei que obriga restaurantes, bares, lanchonetes, barracas e similares a acondicionarem em recipiente próprio o óleo utilizado principalmente em frituras, para posterior colheita. “Não podemos mais deixar que esse óleo seja jogado em pias, ralos ou no solo, poluindo ainda mais o nosso meio ambiente", alega ele.
No projeto está bem claro que a coleta do óleo deverá ser feita por empresas ou cooperativas capacitadas.
A proposta do parlamentar é que a entidade responsável pela coleta e beneficiamento desses produtos, promova campanhas de conscientização da opinião pública, inclusive de usuários domésticos, reconhecendo está estratégia como fundamental para a preservação dos mananciais.
Ficando o departamento de Postura da Secretária de Ação Urbana e Superintendência do Meio Ambiente, responsáveis pelas devidas fiscalizações tanto para os estabelecimentos quanto as entidades de coletas.
José Henrique destaca a luta pelo bem estar do Município. "É preciso preservar a riqueza natural de Rio Verde, assim daremos vôos altos". O projeto está sendo analisado pela Comissão de Justiça para ser votado nas sessões do mês de abril na Câmara de Rio Verde.
Por Jeanne Barreto