Por Matheus Guerreiro
Fotos por Matheus Guerreiro
Vivemos imersos em uma era que a informação está na ponta de nossos dedos. O conhecimento está disponível para todos até mesmo das crianças que já nascem inseridas neste mundo tecnológico. Mas sempre uma dúvida faz com que os pais hesitem na hora de responder ou até mesmo mudam de assunto para não responder: Como ensinar sobre sexualidade para crianças de uma forma não erótica? Com que abordagem devo explicar? Como diferenciar para as crianças os sexos? O que é carinho e o que é abuso?
Todos nós passamos por isso, a descoberta de nosso sexo. E aposto que você também não teve uma conversa desse tipo com seus familiares. Pois bem, uma livraria de Rio Verde promoveu uma roda de conversa para debater esse assunto com a pedagoga e especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari.
Foi debatido a importância dos pais e responsáveis serem o canal de confiança das crianças. É através desse laço que se pode evitar abusos. Ela quebrou alguns tabus que temos a respeito da sexualidade, sempre preferir uma conversa sincera e nunca deixar para quando ficarem mais velhos. Também explicou que abuso sexual não é apenas o sexo e sim atitudes, toques, palavras.
Além do debate Arcari mostrou seu livro para todos “Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual na infância”, vencedor de prêmios além de ser reconhecido em outros países como Cabo Verde, Inglaterra e Portugal. Seu livro é considerado uma ferramenta importantíssima para a prevenção de abuso infantil. Antes do termino do evento foi sorteado um kit contendo livro, bonequinho e atividades infantis.