sexta-feira, 15 de abril de 2011

Em pouco tempo estaremos todos conectados

A primeira mensagem enviada apenas duas letras. "LO.". A ideia era escrever "LOGIN" que quer dizer entrar. E entrou...

A Internet revolucionou o mundo das comunicações como nenhuma outra invenção foi capaz de fazer. O telégrafo, telefone, rádio, televisão e computador prepararam o terreno para integrar a comunicação.

Com as invenções do telégrafo em 1844 por Samuel Morse, e do telefone em 1876 por Alexander Graham Bell, a comunicação deu um salto. O fax, apesar de ter sido inventado antes do telefone, só se popularizou em 1966, quando foi lançado o aparelho de fax operado em linha telefônica. Na década de 1920, o rádio também se popularizou. A televisão surge na metade do século XX, imergindo o mundo numa nova era, a eletrônica.

O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe (computador de grande porte, geralmente utilizado no processamento de um grande volume de informações).

O sistema eletrônico de mensagens transformou-se rapidamente em um "e-mail em rede", permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrônicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. A data de 29 de Outubro de 1969 é a da primeira mensagem enviada para computadores situados em locais distantes. O texto dessa primeira mensagem continha apenas duas letras e um ponto - "LO.". O investigador da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Leonard Klein Rock queria escrever "LOGIN", mas o sistema foi abaixo no meio da transmissão. A mensagem seguiu do computador do laboratório de Klein na UCLA para o de Douglas Engelbart no Stanford Research Institute, utilizando como suporte a recém-criada rede da ARPA (Advanced Research Projects Agency).

A internet influencia a vida das pessoas

O mundo tem aproximadamente de 1,2 bilhões de pessoas utilizando a internet, o que significa 20% da população do planeta. No Brasil, ultrapassa os 85 milhões de usuários. Os brasileiros navegam quase 17 horas por mês, à frente da França, Japão e Estados Unidos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Hoje, a rede mundial de computadores, INTERNET, faz parte da vida das pessoas e é quase inimaginável viver sem “esse mundo mágico”. O escritor Marcos Pedrosa comentou certa vez que o Google foi mais importante que o Iluminismo. “Tudo se procura lá, do mais banal ao mais complexo assunto”, disse Pedrosa.

Para Juliana Lane, viver sem a “net” é quase impossível. Ela passa praticamente o dia todo conectada e dorme muito pouco. “Nas madrugadas estou sempre ligada”, revelou a jovem. Ela tem twitter, Orkut, facebook, myspace, linkedIn, Messenger, entre outros.
Bancos 24 horas, empresas virtuais, o mundo não vive sem os computadores, o que somos hoje? “Bichinhos virtuais”.

A Coreia do Sul é o país mais conectado do mundo. A internet é 600 vezes mais rápida que a do Brasil. Os celulares produzidos pelos orientais é algo cada vez mais futurista. O que podemos esperar? Nos próximos anos o que virá?

Por Fábio Trancolin

COMENTE

 
Designed by Templateism.com