O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Rio Verde foi lançado a 53.468 contribuintes em 2011. O prazo para pagamento a vista com desconto de 15% ou da primeira parcela encerrou em 18 de março.
De acordo com a Prefeitura, do arrecadado, 25% serão destinados para educação, 15% para saúde, e os outros 60% vão para obras de infraestrutura como: asfalto, construção de praças, manutenção de maquinários e outros. Mas o morador do Parque Bandeirante, Mauro Freitas, contesta esta informação dizendo que o seu bairro não é contemplado com esses benefícios há muitos anos.
Segundo o secretário da Fazenda Zeir Ascari a arrecadação do IPTU neste ano ficou dentro do esperado. “Até o último dia 18, arrecadamos R$ 6,2 milhões, o que corresponde a aproximadamente 50% do recolhimento”. A expectativa é de chegarmos a 95% do valor lançado, lembrando que no ano passado o município chegou a 85%. “Aquele que não pagar até a data programada, pagará com multa”. Ascari afirma que se todos efetuassem o pagamento, a prefeitura arrecadaria cerca de R$ 14 milhões.
Zeir salientou que os contribuintes que procuraram seus carnês na Prefeitura aproveitaram para atualizar seus novos endereços. “Em 25 de março, 26.123 contribuintes pagaram a vista, e outros 3.560 preferiram parcelar”, destacou.
Para a dona de casa Verônica Oliveira pagar os impostos em dia é muito importante. “Fazendo nossa parte, o governo fará a dele e mais obras e benefícios serão acrescentados à nossa cidade”, declarou ela.
Por Jéssica Souto
Por Jéssica Souto