sexta-feira, 3 de junho de 2011

Olha o tempo

Com a chegada do frio, muitas pessoas gostam desse período do ano, mas outras acabam sofrendo com as doenças que voltam a aparecer. São rinites, sinusites, asmas e até a pneumonia. Por ser cerrado, a região ainda é mais castigada com o tempo seco que se instala. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a previsão para este sábado é de temperatura segue instável com a mínima de 12º e máxima de 29º.

Conversamos com universitários, os quais disseram o que acham dessa época do ano. Júlio César, estudante e residente em Montividiu (cerca de 45 km de Rio Verde) diz que esse tempo incomoda. “Quando chega a esta época do ano a preocupação aparece, começa os dias com sol forte, tempo seco e umidade baixa – isso faz com que se torne mais fácil desenvolver ataques de bronquite. Além de ressecar meus olhos, o que torna incomodo, pois uso lentes de contato. Os cuidados também têm de se ser redobrados para que tudo saia bem e não perca meu tempo em consultórios e clínicas médicas”, afirma o estudante.

Joseline Cabral também faz sua colocação. “Particularmente eu não gosto desse tempo seco, a não ser pelo frio que às vezes é bom. Eu tenho vários problemas respiratórios que complica nessa época. A asma é uma delas que me atrapalha em muitas atividades, me deixa de molho em casa e na época da poeira provoca muitas crises. Sem contar que minha casa não pode ter tapete, cortina e cachorro, e tenho que trocar as roupas de cama sempre, e manter a casa limpa para não piorar meu estado. Não é fácil passar esse tempo de poeira fina”, conta Cabral.

Recomendações de saúde frente ao tempo seco

· Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir; 
· Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
· Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;
· Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;
· Realizar atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;
· Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;
· Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes; 
· Usar persianas laváveis;
· Evitar plantas dentro da casa; 
· Não deixar ninguém fumar dentro de casa; 
· Usar roupas leves quando a temperatura estiver elevada;
· Usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação; 
· Evitar animais dentro de casa;

7º Período de Jornalismo com informações da ABC da Saúde – Portal Terra

COMENTE

 
Designed by Templateism.com