Quando a idade chega é impossível de evitar, as dores; doenças ligadas à idade. O jeito é fazer exercícios para melhorar à saúde. Após os 60 anos os idosos ficam vulneráveis às doenças, por isso é recomendável á prática de exercícios. Para muitos a falta de dinheiro para pagar uma academia é motivo de desculpa para o sedentarismo. Agora com as academias instaladas nas praças de Rio Verde, trazem oportunidade de melhores condições de vida para os idosos.
A Academia da Terceira Idade (ATI) é um projeto oferecido pela Prefeitura Municipal de Rio Verde, juntamente com a Secretaria de Saúde que tem objetivo proporcionar uma opção de lazer e saúde para os idosos. Pedro Paulo Oliveira, 82 anos, tem problemas de depressão e stress. Por meio da academia encontrou forças para sair do sofrimento da doença. “Antes de praticar os exercícios e ter contato com as pessoas, não saía de casa, porque tinha medo de desmaiar na rua e não saber onde estava”, declarou o idoso. Para Luzimeire Marques, 44 anos, “pratico exercícios todos os dias, com os equipamentos oferecidos que deixam meu corpo mais flexível”, afirmou a dona de casa.
A comunidade tem acesso à academia diariamente com acompanhamento de agentes de saúde e profissionais de educação física. Rosilaine Ferreira, agente de saúde, trabalha nesta área há cinco anos e gosta muito do que faz. “Adoro lidar com pessoas” disse a agente.
O objetivo principal da academia é proporcionar aos rioverdenses uma vida mais saudável através da atividade física e toda a comunidade pode participar. Segundo Rosilaine apenas para crianças não é recomendável a pratica desse tipo de exercício.
Por Ludmila Martins