Mudam as estações e as temperaturas oscilam, com a proximidade do inverno doenças respiratórias se tornam mais frequentes e a gripe começa a aparecer. Mas para determinados grupos a gripe pode acarretar ainda mais problemas se associada à baixa imunidade e enfermidades que envolvam o sistema respiratório. Pensando nisso, o Brasil entra na 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a iniciativa visa reduzir casos graves, internações, pneumonias e óbitos por gripe. Em todo o país são 65 mil postos de vacinação. Sob o lema “proteger é cuidar”, a meta deste ano também é vacinar 80% do público-alvo (30,1 milhões), o que representa 24,1 milhões de pessoas.
A campanha vai de 5 a 25 de maio. Em Rio Verde, ela acontecerá durante todo o dia, das 8h às 17h em todos os Postos de Saúde da Família (PSF’s), no Cais, nos postos de saúde dos distritos de Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho e na Clínica de Enfermagem da Faculdade Objetivo.
Serão imunizados adultos a partir de 60 anos de idade, crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gestação, trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas com doenças crônicas (que sejam portadoras de asma ou bronquite, por exemplo, desde que apresentem receita ou atestado médicos), além de reeducandos da Casa de Prisão Provisória (CPP) e do Centro de Inserção Social (CIS).
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Rio Verde a meta é vacinar 22.360 pessoas no município.
Por Jéssica Souto
Foto: Anuncifacil.com.br