quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Afinal! Já está preparando para as compras de fim de ano?

Pesquisa aponta que o comércio vai ter quedas nas vendas e não quer investir em contratações para esperar o ano novo 

Texto: Wilker Duarte

Esqueça aquele peru para a festa de fim de ano, o mercado está em crise e isso não é novidade para ninguém. Mas o período das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, pode ter as típicas contratação de funcionários temporários reduzida. Dados preliminares apontam que nove em cada dez empresários não vão contratar funcionários para trabalharem no final do ano.
O Dia das Crianças que é comemorado todos os anos pelos pequenos e com muitos brinquedos, esse ano se mostrou diferente. Alguns não puderam esbanjar com muitos brinquedos novos. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) constataram que as vendas à prazo caíram 8,95%  na semana do Dia das Crianças. Além disso, a pesquisa revela que o comércio já vem sentindo essa queda nas vendas desde 2014. 
Porque estamos falando sobre essa queda nas compras do Dia das Crianças?! É que o Dia das Crianças é o último feriado antes do Natal e Ano Novo, de acordo com as instituições, o Dia das Crianças é um espelho para as vendas de final do ano.


Afinal vai contratar ou não?
O que esperar para a maior festa de fim de ano?! Bom, para quem está a procura daquela renda extra com trabalhos temporários é preciso correr. Uma pesquisa divulgada no início de outubro de 2015, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nove em cada dez empresários não vão contratar funcionários temporários para reforçar o atendimento neste período. Sabe a justificativa deles? Quase a metade afirmou que a equipe de trabalho será suficiente, outros 49% alegam que estão satisfeitos com a equipe e que ela consegue atender o volume de clientes; a “sobra”, de 11%, afirmam estarem inseguros devido a um histórico de vendas retraídas esse ano, inclusive em datas comemorativas.
Outro dado apontado pela pesquisa é que quatro em dez empresários esperam para o fim do ano a pior época para vendas. A maior parte dos empresários entrevistados na pesquisa está pessimista: para 45% da amostra, os resultados das vendas em 2015 serão piores que no ano passado; e outros 28% acreditam em níveis de venda iguais a 2014. Entre as principais razões para essa baixa expectativa das vendas estão: mudanças na política e no cenário econômico atual (32%); o desemprego (20%); e a inflação alta e diminuição no poder de compra das famílias (16%).
            Para se ter uma ideia do pessimismo econômico,  o comércio estima que serão criadas apenas 24.427 vagas temporárias no final de 2015, quanto que em 2014 foram mais de 130 mil vagas.



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