quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Geração Z X Tecnologia

O avanço da tecnologia, a facilidade de acesso aos dispositivos moveis, e a internet, tem mudado radicalmente a forma das pessoas viverem e se relacionarem. As crianças não são uma exceção deste mundo informatizado, o qual estamos vivendo. Os nascidos na chamada Geração Z, estão aprendendo a conviver desde muito cedo com tablets, notebooks, smartphones, e dentre outros.

 A Geração Z, é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas na década de 90 até os dias de hoje, quando a internet e os aparelhos inovadores de comunicação, como computador, começaram a se massificar pelo mundo. É muito comum perceber uma grande diferença, de gerações a gerações, mas a Geração Z, tem se destacado, por ter sido capaz de mudar os hábitos não só de crianças, mas de todos os públicos.

 “Eu quero ganhar um celular com Whatsapp, para conversar e jogar com meus amigos”, diz Tiago Ferreira, com apenas 6 anos. Rogéria Ferreira, 40, mãe de Tiago, diz que é a favor das novas tecnologias de comunicação, mas que como tudo, elas devem ser usadas com cuidado e responsabilidade, pois nelas temos acesso a diversos mundos virtuais, o que é um risco para educação de uma criança. “O Tiago irá ganhar o celular, mas será bem monitorado, para que possa aprender a usar o lado positivo da tecnologia”, disse.

 Existem muitos programas na internet para computadores, outros meios, com um dispositivo que é para controle dos pais, onde é liberado somente alguns sites, outros que tenham um conteúdo mais adulto ficam bloqueados para as crianças, o que facilita um pouco a vida dos pais em relação ao que seus filhos vão encontrar na internet.

 Geralda Martins, 65, está aderindo ao mundo virtual agora, “Na minha época era muito diferente, a noite sempre reunia com os amigos para brincar. Mas com essa nova tecnologia, tudo ficou melhor, estou me adaptando aos poucos, para não ficar para traz”. Geralda conta ainda que recebe ajuda dos seus netos, e agora consegue se comunicar constantemente com seus irmãos que moram em outras cidades.

 Maria Lourdes, 38, psicóloga, doutoranda em educação, diz que existem vertentes entre a tecnologia e a evolução: a que contribui positivamente para o crescimento intelectual e funcional de todos os segmentos, importantes para a implantação de meios capazes de avanço, como a ciência da saúde e educacional.  Por outro lado, a indevida utilização dessa tecnologia, desencadeia malefícios causadores de desordem, que podem desequilibrar os objetivos propostos. “A sugestão é começar de forma prematura a orientar as crianças, e acompanhar essa evolução, com o propósito de minimizar as consequências negativas para  a próxima geração”, conclui Maria Lourdes.

                                                                                                             Texto: Kennedy Martins

COMENTE

 
Designed by Templateism.com