quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O que é Esgrima?

 A Esgrima é um jogo, onde o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ela, é uma das práticas mais antigas do homem para se defender. No início usavam-se pedaços pontiagudos de madeira, e depois com o surgimento do metal foi se aprimorando a técnica. Hoje a esgrima não é mais uma luta e sim um esporte.

Rosana Oliveira, professora de Educação Física, explica que a esgrima tem dificuldade para conseguir o seu espaço, falto incentivo e investimento, já que no Brasil não há nenhuma empresa que fabrique o material utilizado; o que o deixa bem mais caro, e menos acessível aos amantes do esporte.
Existem três tipos de arma para se jogar a esgrima, onde o jogador só ganha o ponto se tocar o adversário com a ponta da lâmina:

Espada: São validos toques em qualquer parte do corpo, o primeiro esgrimista a tocar, marca ponto.

Sabre: O esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário.

Florete: Exige uma maior precisão nos toques, pois apenas são validos toques no tronco, excluindo os braços.

Os pontos de cada jogador são marcados através de um aparelho eletrônico que indica se o toque do outro jogador foi valido ou não, cabendo o árbitro decidir-se após consultar o aparelho.

Ludwing Guttmann, em 1953, introduziu a modalidade da esgrima para cadeirantes. No Brasil a modalidade é organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro através da Coordenação de Esgrima, atualmente ocupada pelo professor, Valber Lázaro Nazareth.

 O jogo também é praticado nas paraolimpíadas, é uma atividade que exige rapidez de raciocínio, criatividade, velocidade e paciência, o que ajuda muitas pessoas no tratamento de problemas mentais.

                                                                                              Texto: Kennedy Martins

COMENTE

 
Designed by Templateism.com