Por Patrícia Duplat
Ilustração: Internet
Os comércios de Rio Verde preocupados com o índice de assaltos, estão contratando empresas de segurança para a proteção de estabelecimentos esses serviços são na maioria das vezes é contratado por farmácias que ficam abertas até mais tarde ou até mesmo durante todo o período da madrugada.
O Alrimar Reis Pimentel é segurança de uma empresa contratada por uma farmácia que fica na Avenida Presidente Vargas. Alrimar diz que os casos de assalto têm sido mais frequentes durante a noite do que se imagina.
Mas exercer a profissão não é tão simples assim, deve-se ter muita malícia e ser bastante observador. O Alrimar diz que o segurança que permaneça no estabelecimento (que não faz ronda) ficar em local estratégico com a visão bem ampla e ficar atento de quem passa a pé, de moto ou bicicleta.
Alrimar ainda complementa falando dos equipamentos usados para a segurança pessoal como: cassetete, coturno, colete à provas de balas, suporte de cassetete, máquina de choque de 15.000 volts, spray de pimenta, algemas. O investimento desses equipamentos pode chegar a R$ 2.200,00.
Mas não para por aí, é preciso que fazer curso de vigilante. O curso de vigilância armada com tudo incluso (moradia e alimentação) em Goiânia por 25 dias custa R$2.000,00, nesta modalidade é possível trabalhar com o porte de armas tem a validade de 5 anos e o curso de Krav magá um tipo de defesa pessoal direcionada ao desarmamento.
Algumas empresas dão os equipamentos outras não, fora o suporte da segurança móvel que algumas vezes não funciona em algumas empresas diz Alrimar.