sexta-feira, 23 de março de 2012

Ouvir Mozart pode dobrar chance de sobrevivência após transplante

O resultado, após seis dias de exposição, foi uma redução nas moléculas sinalizadoras do sistema imunológico e o aumento de moléculas anti-inflamatórias
Escutar músicas de Mozart melhorou as perspectivas de vida para ratos submetidos a transplantes de coração, de acordo com um estudo. Os cientistas analisaram a resposta do baço, onde ocorreu a diminuição dos níveis de moléculas sinalizadoras do sistema imunológico e aumento das moléculas anti-inflamatórias, o que culminou no melhor funcionamento do órgão. As informações são do Daily Mail. 

Para a pesquisa, os ratos de laboratório receberam transplantes de coração e foram expostos a um dos três tipos de música: ópera de Verdi La Traviata, uma compilação de performances de Mozart, e o estilo musical new age. Outros ratos foram submetidos a ouvir sons não musicais. Após seis dias de exposição, os cientistas notaram que os que ouviram Verdi e Mozart tiveram melhor resposta do coração transplantado e expectativa de vida prolongada. 

Ouvir música clássica foi associado a baixos níveis das moléculas sinalizadoras do sistema imunológico interleucina-2 e interferon gama e níveis elevados das moléculas anti-inflamatórias interleucina 4 e interleucina-10. Este conjunto regula as células brancas do sangue."Nossas descobertas indicam que a exposição à música de ópera pode afetar aspectos da resposta imunológica periférica e melhorar o funcionamento do órgão", disse o líder da pesquisa Masanori Niimi, da Teikyo University, em Tóquio.

Foto: Getty Images
Postado por Taffareu Tarcísio

COMENTE

 
Designed by Templateism.com