quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cérebro de obeso resiste menos a alimentos altamente calóricos

As pessoas magras seriam mais capazes mentalmente de resistir a alimentos tentadores com muitas calorias, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Yale. As análises cerebrais de pessoas no peso ideal que viram fotos de alimentos de alto teor energético mostraram uma maior atividade numa região do órgão usada para controlar o impulso; enquanto os obesos apresentaram pouca atividade na mesma zona, afirmam os investigadores.

- Creio que há razões biológicas que explicam o motivo pelo qual as pessoas não conseguem controlar seu desejo por comida – diz Robert Sherwin, da Escola de Medicina da Universidade Yale, em Connecticut, que participou do estudo publicado no Journal of Clinical Investigation.

A pesquisa é parte de uma investigação para compreender os processos biológicos subjacentes que contribuem para a obesidade, uma condição que afeta mais de um terço dos adultos, quase 17% das crianças nos Estados Unidos e que se está se transformando numa epidemia global. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,6% da população estão acima do peso e 13,9% obesos. E a situação tende a piorar, em todas as faixas.

Entre os cinco pratos preferidos dos brasileiros, estão lasanha, pizza e macarrão, como mostrou pesquisa do Comitê de Oxford de Combate à Fome. Ainda segundo o IBGE, 82% dos brasileiros abusam de gordura saturada e 61% de açúcar. E 90% não comem a quantia diária (400g) de frutas, legumes e verduras.

Os pesquisadores da Universidade Yale e colegas da Universidade do Sul da Califórnia usaram imagens por ressonância magnética funcional para examinar quais zonas do cérebro são ativadas quando uma pessoa vê imagens de alimentos altamente energéticos, comidas saudáveis como frutas e vegetais, e outras coisas que não são alimentos.

Fonte: Mais Nutrição
Postado por Eline Cruz

COMENTE

 
Designed by Templateism.com